História, perguntado por barrosovictorso, 7 meses atrás

Como o sistema imunológico age no combate às doenças ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nickollymeinerz32
0

Resposta:

Você é o tipo de pessoa que nunca fica doente ou uma leve mudança de tempo já é suficiente para a gripe aparecer? Seja qual for o seu tipo, a explicação para essa resposta do corpo depende do mesmo fator: o sistema imunológico.

Esse barreira protetora é formada por um conjunto de órgãos, células, proteínas e moléculas[1], caso do timo e medula óssea[2], que defendem o organismo contra agentes patológicos, como vírus, bactérias, parasitas e outros[1],[3]. Além disso, o sistema imune também é responsável por neutralizar toxinas, realizar a reparação de tecidos, quando há um ferimento na pele, por exemplo, e eliminar células cancerígenas[1].

O comportamento da atividade do sistema imunológico varia de indivíduo para indivíduo e está diretamente relacionado à genética, por isso algumas pessoas ficam doentes com mais facilidade e membros de uma família podem ter predisposição para a mesma doença[2].

O pensamento é quase equivalente quando tratamos de bebês e crianças. Você já teve a impressão que eles ficam doentes o tempo todo? Isso acontece porque o sistema imunológico dos mais novos não está totalmente desenvolvido[1], portanto, se torna mais suscetível à infecções e é por esse motivo que as vacinas são aplicadas na infância, para ajudar[1] a organismo a criar anticorpos e aumentar a imunidade.

Como o sistema imunológico atua?

A medula óssea e o timo são fundamentais para a atuação do sistema imunológico. O primeiro órgão é responsável pelo armazenamento dos linfócitos B, enquanto o timo concentra os linfócitos T[4]. Juntos eles formam diferentes classes de anticorpos que configuram o sistema imunológico[5].

Para ficar mais fácil: imagine uma guerra onde o campo da batalha é o organismo. Quando os micro-organismos maléficos, aqueles que causam infecções e outras patologias, invadem esse campo, as células protetoras atacam os agressores para combatê-los[2].

Os linfócitos B, por exemplo, dobram de tamanho, se proliferam e estimulam a produção de imunoglobulina[4]. Já os linfócitos T, também mudam de tamanho e quantidade, liberam citocinas - grupo de moléculas -, estimulam o grupo B e destroem as células dos invasores[4].

O sistema imune tem memória, já que ao se deparar com o mesmo agente pela segunda vez, sua resposta será mais rápida[6] de modo capaz até de evitar a manifestação de sintomas. Além disso, as vacinas são grandes aliadas do sistema imunológico, pois estimulam a produção de anticorpos e auxiliam essa resposta imunológica[6].

Explicação:

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

O sistema imunológico humano, também chamado de sistema imune ou imunitário, é formado por uma grande quantidade de células e moléculas responsáveis por reconhecer um antígeno e desencadear uma resposta efetora diante desse estímulo. Essas células e moléculas destroem ou inativam o antígeno e, portanto, são fundamentais para garantir a defesa do corpo contra infecções e tumores. Além das células livres, o sistema imunológico possui estruturas individualizadas, tais como linfonodos e baço.

Explicação:

Perguntas interessantes