Sociologia, perguntado por jessicasilvaamorim02, 1 ano atrás

Como o sistema eleitoral brasileiro poderia ser melhomelhorado?

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviosr68
0
No sistema distrital, os candidatos ao Legislativo – vereadores, deputados e senadores – seriam eleitos pela maioria simples dos votos, como hoje acontece nas eleições para o Executivo. Vamos usar como exemplo uma eleição municipal: nela, o município seria dividido em uma quantidade específica de distritos e cada um dos distritos teria direito a eleger um representante para ocupar as cadeiras da Câmara de Vereadores. O eleitor poderia votar apenas no candidato do seu distrito. Para entender melhor o sistema distrital, confira o conteúdo completo sobre o assunto.Já no distrital misto, que é uma variação do sistema distrital, ocorre uma mistura do atual sistema com o distrital. Vamos novamente imaginar uma eleição municipal: nela, metade das cadeiras da Câmara de Vereadores seria ocupada pelo sistema distrital, isto é, os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos. Ou seja, o município seria dividido em uma quantidade específica de distritos (que deve ser o mesmo número das cadeiras a serem ocupadas pelo sistema distrital) e o mais votado de cada distrito é eleito para a Câmara.

Na outra metade, os representantes seriam eleitos pelo sistema proporcional de hoje, com o município sendo um único distrito. Quer entender melhor? Acesse o conteúdo sobre o sistema distrital misto.

Por último, temos o distritão, que já foi aprovado na Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados e por isso tem gerado muita polêmica. No distritão, existe apenas um grande distrito, onde os candidatos mais votados ganham a eleição.
Perguntas interessantes