Como o Programa Telessaúde Brasil Redes poderia contribuir para minimizar os desafios da psicologia em sua inserção em Unidade Básica de Saúde? Quais são as similaridades entre o Programa Telessaúde Brasil Redes e o Apoio Matricial?
Soluções para a tarefa
O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica é um componente do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que objetiva ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o conjunto da Rede de Atenção à Saúde.
O apoio matricial é um modo de operar em que duas ou mais equipes constroem coletivamente ações em saúde, focando uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Segundo Campos e Domitti (2007, p. 400):
A relação entre essas duas equipes constitui um novo arranjo do sistema de saúde: apoio matricial e equipe de referência são, ao mesmo tempo, arranjos organizacionais e uma metodologia para gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizar-se clínica ampliada e integração dialógica entre distintas especialidades e profissões.
O matriciamento propõe a retaguarda especializada e o suporte
técnico-pedagógico em um modelo colaborativo de cuidados à população. Algumas
propostas do apoio matricial são: elaboração de PTS e a interconsulta (que vai
desde a discussão de caso até consultas conjuntas e visitas domiciliares). A
interconsulta é realizada após a solicitação de um profissional para
complementar e/ou elucidar questões do cuidado que estão em andamento e que
extrapolem o entendimento de quem solicitou