Pedagogia, perguntado por nelsimairy, 1 ano atrás

Como o professor pode atuar em sala de aula para promover o conhecimento dos alunos com menor capital cultural?​

Soluções para a tarefa

Respondido por silvapereira20
5

Resposta:Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, está na hora de desmontar a aparência “severa” e formal; e  concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.

O  aluno não precisa ficar em fileira todos os dias, ele não precisa analisar o tamanho da cabeça do seu colega à frente, a cor e qualidade do cabelo, que talvez seja o mesmo todos os dias… Amplie o olhar do seu aluno, seja flexível, “modifique o ambiente” e organize o pensamento crítico do aluno, dê a ele liberdade de expressão.contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, está na hora de desmontar a aparência “severa” e formal; e  concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.

O  aluno não precisa ficar em fileira todos os dias, ele não precisa analisar o tamanho da cabeça do seu colega à frente, a cor e qualidade do cabelo, que talvez seja o mesmo todos os dias… Amplie o olhar do seu aluno, seja flexível, “modifique o ambiente” e organize o pensamento crítico do aluno, dê a ele liberdade de expressão.

Explicação:

Respondido por cnprofessores
1

Resposta:

A grande contribuição da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu foi, sem dúvida, a de ter fornecido as bases para um rompimento frontal com a ideologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal. A partir de Bourdieu, tornou-se praticamente impossível analisar as desigualdades escolares, simplesmente, como frutos das diferenças naturais entre os indivíduos.

As limitações dessa abordagem, no entanto, se revelam sempre que se busca a compreensão de casos particulares (famílias, indivíduos, escolas e professores concretos). Bourdieu nos forneceu um importante quadro macrossociológico de análise das relações entre o sistema de ensino e a estrutura social. Esse quadro precisa, no entanto, ser completado e aperfeiçoado por analises mais detalhadas. Faz-se necessário, uma análise mais fina das diferenças sociais entre famílias e contextos de escolarização.

Perguntas interessantes