Como o professor pode atuar em sala de aula para promover o conhecimento dos alunos com menor capital cultural?
Soluções para a tarefa
A promoção do conhecimento de alunos que apresentam menor capital cultural está associada a identificação de um diagnóstico prévio pro parte dos educadores, no sentido de avaliar as limitações e potencialidades.
Diante disso, é necessário que os educadores considerem estes aspectos, a fim de promoverem práticas pedagógicas que sejam eficientes em relação as condições e recursos disponíveis em cada instituição.
Resposta:
O professor tem a necessidade de se manter em constante aprendizado para sua formação pessoal e profissional, a fim de ter maior conhecimento e habilidade para lidar com os alunos com um menor conhecimento cultural e dificuldades de aprendizado.
Segundo o francês Pierre Bourdieu, o discurso de igualdade pregado pela escola não condiz com a realidade, sendo assim encontramos nas salas de aula alunos que frequentam a escola apenas para poderem ter uma alimentação em virtude virem de famílias desestruturadas e extrema pobreza. Alunos estes, que não conseguem ter acesso a viagens, teatros, cinemas e cursos específicos em outras línguas, o que gera desconforto e inibição para se concentrarem no aprendizado, fazendo om que o aluno se sinta inferiorizado perante aos outros alunos que tem acesso e facilidade a cultura e orientação no ambiente familiar.
A atuação do professor em sala de aula deve ser voltada a atenção igual para com todos, sem desmerecer, desqualificar ou fazer comparações entre os alunos, o professor deve zelar pelo respeito e cordialidade entre eles, além de trazer atividades lúdicas em sala de aula que possam englobar o aprendizado de todos, e junto com a instituição orientar a procura por cursos gratuitos em outras línguas, como também promover encontros como teatros, circos, cinemas entre outros. Na incapacidade de os alunos irem até estes locais, hoje em dia é possível trazer estas modalidades até a instituição, facilitando as relações culturais e eliminando as desigualdades.
Explicação: