Como o professor pode atuar em sala de aula para promover o conhecimento dos alunos com menor capital cultural?
Soluções para a tarefa
Através da exposição da diversidade cultural por tecnologias, no sentido de fomentar o conhecimento e entendimento por parte dos estudantes, sobre a pluralidade de culturas que existem no mundo.
A partir desta exposição, torna-se possível o desenvolvimento da conscientização sobre as diferenças, de forma a tornar os alunos cidadãos conscientes e capazes de respeitar e valorizar o diferente, de uma forma geral.
Resposta:
A grande contribuição da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu foi, sem dúvida, a de ter fornecido as bases para um rompimento frontal com a ideologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal. A partir de Bourdieu, tornou-se praticamente impossível analisar as desigualdades escolares, simplesmente, como frutos das diferenças naturais entre os indivíduos.
As limitações dessa abordagem, no entanto, se revelam sempre que se busca a compreensão de casos particulares (famílias, indivíduos, escolas e professores concretos). Bourdieu nos forneceu um importante quadro macrossociológico de análise das relações entre o sistema de ensino e a estrutura social. Esse quadro precisa, no entanto, ser completado e aperfeiçoado por analises mais detalhadas. Faz-se necessário, uma análise mais fina das diferenças sociais entre famílias e contextos de escolarização.