Como o povo Maia utilizava seu calendário Cite os destaques da astronomia Maia
Soluções para a tarefa
Resposta:
O calendário Maia consiste em um sistema de três calendários entrelaçados e almanaques que foi utilizado por várias culturas da América Central, a mais famosa da civilização maia.
O calendário remonta pelo menos ao século 5 aC e ainda está em uso em algumas comunidades maias hoje.
O último dia do calendário maia corresponde ao solstício de inverno (ou Solstício de Dezembro), que tem desempenhado um papel importante em muitas culturas em todo o mundo.
Os maias não inventou o calendário, ele foi usado por muitas culturas na pré-colombiana da América Central – incluindo a Maya – a partir de cerca de 2000 aC até o século 16.
A civilização maia desenvolveu o calendário mais e ele ainda está em uso em algumas comunidades maias hoje.
Os maias não possuíam instrumentos complexos para mapear as posições de objetos celestes, as observações eram a olho nu. Eles podem ter usado instrumentos rudimentares, como paus cruzados em posição gráfica, mas não tinham esferas armilares ou sextantes existentes em outras civilizações.
Eram excelentes construtores e muitos dos templos e edifícios estão alinhados para ajudar na posição dos observadores. Por exemplo, edifícios apontavam aos equinócios enquanto outras construções tinham portas e janelas alinhadas no norte ou ao sul crescente de Vênus, um dos corpos celestes mais importantes para a cultura maia.
A astronomia maia foi impulsionada por mitologia única e rica na crença da estrutura e ordem do universo. Eles percebiam como eram feitos ciclos que se sobrepõem de maneira interdependente entre si. Discernir os ciclos foi a chave para previsão e à compreensão do capricho dos deuses e espíritos. Tempo, fator mais importante para os maias, o aspecto penetrante da cultura.
Explicação:
O calendário maia é um sistema de calendários e almanaques distintos, usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana, e por algumas comunidades maias modernas dos planaltos da Guatemala. Estes calendários podem ser sincronizados e interligados, suas combinações dão origem a ciclos adicionais mais extensos.
ASTRONOMIA e MATEMÁTICA
Tendo grande interesse na movimentação dos corpos celestes, os maias desenvolveram um denso conhecimento astronômico. Observando o Sol e a Lua, conseguiram conceber um preciso calendário composto por meses de 29 dias, e um ano com 365 dias. Além de contarem o tempo pela observância dos movimentos solares e lunares, os maias calcularam o ciclo no qual Vênus encontrava-se alinhada à Terra.
A contagem do tempo entre os maias era realizada pelo uso de dois calendários. O primeiro, chamado tzolkin, possuía 260 dias divididos em 20 períodos de 13 dias. Esse calendário era utilizado para a marcação das principais festividades religiosas dos maias. O segundo, conhecido como haab, era utilizado no controle dos fenômenos naturais e na contagem de qualquer fenômeno desvinculado da esfera religiosa. A junção dos calendários ainda auxiliava em outra contagem de tempo que era marcada a cada 52 anos.
O domínio de tantas formas de contagem do tempo foi possível graças ao saber matemático desenvolvido por este povo. Muitos historiadores apontam que o cálculo maia foi o primeiro a conceber a noção do numeral zero. A base de contagem era feita por um sistema vigesimal que organizava as ordens numéricas da matemática maia.
Espero ter ajudado-te.