História, perguntado por mariaeduardaw6010, 11 meses atrás

Como o povo lia a sigla PR?


chegaaquirapidooo: minha resposta ajudou?
chegaaquirapidooo: marque ela como melhor pra mim pfvr :)
mariaeduardaw6010: obrigada vc me ajudo
chegaaquirapidooo: dnd

Soluções para a tarefa

Respondido por mikaelyalves536
2

Resposta:

Príncipe Regente

Explicação:

Em 1808, a família real de Portugal, mudou-se para o Brasil, mais precisamente, para o Rio de Janeiro. Cerca de dez mil casas foram escolhidas para "abrigar" a família real. Nessas casas, foi pintada a sigla "PR" que significava "Príncipe Regente". Portanto, os proprietários dessas casas foram obrigadas a deixá-las, para que a realeza pudesse habitá-las e passando a ter, não somente a posse, mas a propriedade dessas habitações.

Respondido por chegaaquirapidooo
1

Explicação:

Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, 10 mil casas foram pintadas com as letras “PR”, de Príncipe Regente, abreviatura que significava na prática que o morador teria que sair de sua casa para dar lugar à realeza. Logo, a sigla “PR” ficou popularmente conhecida como “Ponha-se na Rua”. Hoje, as casas removidas no Rio de Janeiro são marcadas com as letras smh, de Secretaria Municipal de Habitação. A população também criou um apelido para a sigla: “Sai do Morro Hoje”.

Essa associação entre as duas eras de despejo – que afetam sempre a mesma população – é feita em “Do ‘Ponha-se na Rua’ ao ‘Sai do Morro Hoje’: das raízes históricas das remoções à construção da “cidade olímpica”, trabalho de conclusão de curso da jornalista Paula Paiva Paulo. Em entrevista à Pública, ela fala pela primeira vez sobre o estudo que revê as transformações no espaço público carioca e as remoções compulsórias que preparam o cenário. E afirma: Os despejos não acontecem por  “falta de planejamento” urbano. “É simplesmente privilegiar a especulação imobiliária ao invés do direito a moradia”, explicita.

Perguntas interessantes