COMO O POSITIVISMO INFLUENCIOU NEGATIVAMENTE A HUMANIDADE???
urgente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
o modo pouco matizado como se dá a relação sujeito-objeto; o pressuposto lógico no conhecimento; o excessivo valor dado ao evento singular na sua abordagem, com as consequências que daí derivam.
Para a corrente positivista, a relação sujeito-objeto é analisada de forma excessivamente linear e simplista, demonstrando paradoxalmente, que na verdade não se encara de forma séria tal problema. Por escapar desse dilema, o positivismo pode ser considerado uma espécie de dogmatismo(HESSEN, 1999, p.29-30), pois como teoria do conhecimento, o dogmático ignora o difícil problema do conhecimento. Tal problema não é tratado pelo positivismo, haja vista, ter o objeto existência própria, podendo ser apreendido pelo sujeito, no caso o historiador, de um modo completo e definitivo de modo a refletir como o passado histórico realmente foi.
O segundo dos problemas trazido à baila diz respeito à neutralidade axiológica do historiador diante de seu objeto, ou seja, o passado histórico. Para a corrente positivista tal problema é de fácil resolução, vez que, dentre seus pressupostos temos a radical separação do sujeito e do objeto, sendo ambas as realidades facilmente distinguíveis e separáveis para efeitos do processo cognitivo. Podemos, segundo tal corrente de pensamento apartar a objetividade dos fatos da subjetividade dos valores, centrando a efetiva ciência, nos fatos e seu caráter objetivo.
No que tange ao terceiro problema, consubstanciado no excessivo valor dado ao evento singular na sua abordagem trará para tal abordagem da história consequência prejudiciais, vez que sendo a subjetividade, ou seja, as indagações sobre os motivos das escolhas de determinados fatos e da preterição de outros fatos, colocada de lado, teremos um conhecimento presentista e retrospectivo. Nas palavras do professor António Manuel Hespanha (1993, p.51), essa forma de abordar a historia é caracterizada por “projectar sobre o passado categorias sociais e mentais do presente, fazendo do devir histórico um processo (escatológico) de preparação da actualidade”.
Boa sorte (pq eu nao entendi nada)
Espero ter ajudado
Resposta:
Quando no século XIX, Auguste Conde elaborou o positivismo,talvez jamais pensado que não a Europa,mas um país sul americano é que viria ser um solo fértil onde Germinarim suas ideias.
foram durante o chamado Segundo império,isto é,por volta de 1850 que as ideias positivistas chegaram ao Brasil.
Explicação:
espero ter ajudado