Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

como o peronismo marcou a Argentina? Qual é a sua relação com a fragilidade econômica do país até hoje?

Soluções para a tarefa

Respondido por kelly041120008
2

Resposta:

Argentina é um dos principais parceiros políticos e econômicos do Brasil. As relações bilaterais são estratégicas para a inserção do Brasil na região e no mundo. ... A crescente integração econômica bilateral tem fortalecido a economia e a indústria dos dois países.

Explicação:

vai na sorte

Respondido por triskelionxw
0

Resposta:

Espero ter ajudado.

Explicação:

Perón assumiu a presidência em 4 de junho de 1946 e permaneceu na função até 1955, tendo sido eleito para um segundo mandato em 1951. Seu segundo mandato, porém, foi interrompido por um golpe militar que ocorreu em 1955. O governo peronista ficou marcado por impor uma política populista e autoritária.

Na economia, Perón encontrou a situação em uma condição razoavelmente favorável, porque as reservas cambiais da Argentina estavam cheias por conta da Segunda Guerra Mundial. Como a agricultura do país estava em crise, Perón reforçou os investimentos industriais, o que garantiu o crescimento dessa área.

Perón também implantou uma política que promoveu maior distribuição de renda e que permitiu que o consumo da população argentina pudesse aumentar de maneira expressiva. Itens como geladeira e rádios, por exemplo, tiveram um aumento em seu consumo bem grande, mas esse aumento no consumo interno teve uma consequência negativa: aumento da inflação.

A política econômica de Perón também contou com a nacionalização de algumas empresas e instituições instaladas no país, como o Banco Central. A nacionalização da economia é encarada pelo historiador Luis Alberto Romero como um ponto chave da política econômica peronista. Por fim, os projetos de Perón para melhorar a qualidade de vida do trabalhador foram sensíveis|2|:

-Houve aumento sensível nos salários;

- Estabelecidas férias remuneradas;

- Licenças por doença;

- Preço de aluguéis foram congelados;

- Estabelecido preço máximo para as mercadorias;

- Criados planos de habitação;

- Construídas escolas primárias etc.

A ação de Perón em relação aos trabalhadores, além da ampliação dos benefícios e da qualidade de vida ficou marcada pela ampliação do controle do Estado sobre os sindicatos. Perón agia assim para manter os sindicatos sob controle e reduzir as manifestações deles contra o seu governo. Essa relação foi mediada por Evita Perón, esposa do presidente, que além de aproximar-se dos trabalhadores foi a grande responsável por popularizar a imagem do Estado peronista como “Estado benfeitor”.

Na política, a ação de Perón foi de utilizar mecanismos para neutralizar opositores. No começo, essa ação foi bastante tímida, mas, posteriormente, essa prática foi intensificada. As instituições democráticas do país tiveram seu poder de atuação corroído, porque Perón queria sujeitar os poderes da Constituição argentina aos interesses do Executivo, isto é, a seus interesses.

Perguntas interessantes