COMO O PENSAMENTO NEOLIBERAL CONCEBE A QUESTÃO DA POBREZA?
Soluções para a tarefa
O Neoliberalismo é o conjunto de ideias políticas e econômicas do capitalismo que defende o estado mínimo, ou seja, a não participação do estado na economia, a qual deve ter liberdade de comércio, o que garantiria o desenvolvimento econômico e social de um país.
Dentro desse cenário de livre competição, a exclusão e a pobreza são vistas como a contraparte dos vencedores. Inspirados pelo darwinismo, que afirma a vontade do mais apto, concluem que somente os mais fortes sobrevivem, cabendo aos mais fracos aceitarem a exclusão.
O combate a exclusão, nesse contexto, não deve ser feita pelo Estado, o que gera acomodação e parasitismo, mas sim pela caridade de instituições privadas, afim apenas de amenizar a vida dos infortunados. Tomemos como exemplo a parceria publico-privada firmada recentemente pelo prefeito João Doria, com a distribuição de comida liofilizada a população mais pobre.
Deve-se também abolir o salário-minimo e os custos sociais, porque falsificam o valor da mão-de-obra encarecendo-a, pressionando os preços para o alto, gerando inflação.