como o organismo se defende da tuberculose
Soluções para a tarefa
Resposta:
- A imunidade contra a tuberculose é mediada por células. - Os macrófagos previamente ativados matam os bacilos. - Antígenos do Mycobacterium tuberculosis ativam linfáticos T para elaborar linfocinas. - As linfocinas atraem os macrófagos ao sítio da infecção e os ativam para matarem as micobactérias.
Explicação:
R: Quando o organismo entra em contato com o bacilo da tuberculose pela primeira vez, ele custa a se aperceber do perigo que o bacilo apresenta. Ao contrário das outras bactérias, que logo de imediato provocam uma inflamação no local em que penetram, o bacilo de Koch começa a se multiplicar sem “irritar” os alvéolos pulmonares, onde costuma se instalar. Com o passar dos dias, começa a haver então a mobilização das defesas do indivíduo. Somente depois de duas semanas mais ou menos, é que o organismo está plenamente capacitado a reconhecer o bacilo de Koch como invasor e reagir contra ele. Essa reação é realizada por células sanguíneas que têm a capacidade de englobar os bacilos e destrui-los ou, pelo menos, impedir que eles continuem se multiplicando. Dependendo da quantidade de bacilo de sua “força” (a capacidade de agressão dos micróbios, que é chamada virulência), bem como dependendo da capacidade do organismo mobilizar suas células de defesa, podem acontecer duas coisas:
1) O organismo consegue se defender e bloquear os bacilos. Nesse caso, dizemos que o indivíduo não é mais virgem da infecção ele é um infectado, mas não adoeceu.
2) O organismo não consegue bloquear a infecção, e ela progride para um estado de doença tuberculose.
Espero ter ajudado :)