Saúde, perguntado por brunanunier, 7 meses atrás

Como o organismo reage a antidepressivos misturados com drogas estimulantes?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriasalesdaniel20
0

Resposta:

Denominam-se drogas quaisquer substâncias utilizadas que causam alterações na estrutura e funções do organismo. Podem ser classificadas quanto à origem, efeitos, entre outros.

Drogas é a denominação dada a qualquer substância que, quando utilizada, causa alterações na estrutura e funções do organismo. As drogas são utilizadas pelo homem há séculos. Inicialmente, eram retiradas da natureza – as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios, e muitas são usadas de forma recreativa.

Explicação:

Tipos de drogas

As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal, por meio dos efeitos produzidos no sistema nervoso central, dos efeitos de acordo com a indicação terapêutica, entre outras formas.

De acordo com o ponto de vista legal – Essa classificação pode variar entre países, pois possuem legislações diferentes. De acordo com a legislação brasileira:

Legal: sua venda e consumo são liberados, apesar de ocorrer algumas restrições para venda de algumas substâncias. No Brasil, podemos destacar o caso do álcool e tabaco, que têm sua venda e consumo liberados, com exceção dos menores de 18 anos de idade.

Ilegal: sua venda e seu consumo são proibidos, ficando sujeito a sanções penais tanto quem comercializa quanto quem consome. No Brasil, são drogas ilícitas a maconha, o LSD, a cocaína, entre outras.

De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central - Essa classificação é bastante utilizada pelos profissionais de saúde:

Depressivas: são drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros. São exemplos de drogas depressivas o álcool, os medicamentos ansiolíticos, os anestésicos, os antipsicóticos, entre outros.

Estimulantes: são drogas que atuam de forma oposta às depressivas, aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado. São exemplos de drogas estimulantes o café, o guaraná, a cocaína, entre outras.

Perturbadoras: as drogas perturbadoras afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações. São exemplos de drogas perturbadoras a maconha, o LSD, entre outras.

De acordo com os efeitos (ação terapêutica) – Essa classificação é utilizada para caracterizar medicamentos cuja ação terapêutica é maior no organismo e os que atuam de maneira mais específica. Assim, esses medicamentos dividem-se em:

Efeitos gerais: medicamentos calmantes, estimulantes, entre outros;

Efeitos específicos: medicamentos diuréticos, antidepressivos, entre outros.

As drogas ilícitas têm sua venda e consumo proibidos, ficando sujeito às sanções penais quem as consome ou comercializa.

As drogas ilícitas têm sua venda e consumo proibidos, ficando sujeito às sanções penais quem as consome ou comercializa.

Drogas ilícitas

Os entorpecentes ilícitos ou drogas ilícitas, como dito anteriormente, são drogas cuja venda e consumo são proibidos. No Brasil, são exemplos de drogas ilícitas a maconha, cocaína, entre outras.

O debate sobre a legalidade e ilegalidade das drogas vai além dos benefícios ou malefícios que causam no organismo, tendo também os fatores cultural e econômico um peso significativo nas tomadas de decisões.

No Brasil, por exemplo, o álcool e o tabaco são substâncias que têm sua venda e consumo liberados, ou seja, são drogas lícitas. É importante destacar que a venda dessas substâncias a menores de 18 anos é proibida por lei. No entanto, o álcool e o tabaco são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas enfermidades.

São exemplos de drogas ilícitas e seus efeitos:

 

Ecstasy: Também conhecido como bala,com euforia, perda de inibição, progredindo para náusea e queda de pressão. Seu uso contínuo está relacionado ao desenvolvimento da depressão.

Maconha: É uma droga de origem natural. Em alguns indivíduos, atua causando relaxamento, em outros, euforia e angústia. Seu uso contínuo está relacionado à depressão, ansiedade e até síndrome do pânico.

Cocaína: É uma droga semissintética. Ela inicia sua ação causando aumento da autoestima, em seguida causa perda de apetite, insônia e cansaço. Pode causar alterações neuropsicológicas, com prejuízo das funções cerebrais.

→ Efeitos das drogas no cérebro

Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores, que são moléculas presentes nas vesículas pré-sinápticas neurais, atuando na resposta inibitória ou excitatória entre os neurônios.

Perguntas interessantes