como o organismo elimina as substâncias tóxicas do corpo?
Soluções para a tarefa
As células são responsáveis por produzir muitos resíduos que devem ser eliminados constantemente. Esses resíduos são chamados de excretas ou seja, toxinas resultantes de produtos finais do metabolismo, substâncias ingeridas diariamente dos alimentos, drogas e até aquelas presentes nos líquidos consumidos. Temos também substâncias tóxicas provenientes do ar que respiramos.O processo de limpeza é constante e não há nada que possa mudar no seu ritmo no sentido de acelerar a desintoxicação. O que podemos fazer é reduzir a frequência e a quantidade de alimentos sabidamente tóxicos para que o organismo, com seu ritmo normal, possa realizar o seu trabalho de limpeza.
Eliminar substâncias nocivas do organismo não é tão fácil quanto parece, vários sistemas estão envolvidos. Vamos então aprender mais sobre esse processo.
Intestino grosso:
Faz a limpeza através das fezes, que são resíduos dos alimentos. Nosso intestino grosso é um grande ponto de partida para doenças, pois é nele que se acumulam grande parte das toxinas que, quando não são eliminadas, favorecem o crescimento de bactérias, fungos e vermes.
Fatores que dificultam a eliminação de substâncias tóxicas:
– Ritmo intestinal lento:
Faz com que as toxinas acumuladas migrem para a corrente sanguínea . O acúmulo também favorece a formação de gases que irritam e aumentam o volume do intestino tornado o trânsito intestinal ainda mais lento.
– Alimentação pobre em fibras:
As fibras aumentam o volume das fezes fazendo a limpeza do intestino. Quando a ingestão de fibras é insuficiente, as fezes ficam retidas no intestino grosso, fazendo com que haja reabsorção de líquidos e endurecimento do bolo fecal, consequentemente o acúmulo dessas toxinas vai prejudicar a irrigação e a drenagem do sangue, além de poder resultar em divertículos, pólipos e hemorroidas.Pele:
A pele é considerada o terceiro rim e é o nosso maior órgão do corpo. A eliminação de toxinas é feita através do suor e pela renovação constante do tecido.
O suor contém água e outras substâncias, como uréia, ácido úrico e cloreto de sódio (o sal de cozinha).
Rins:
O rim é responsável pela eliminação de produtos tóxicos e controle de substâncias na linfa, sangue e líquido extra celular.
Temos que ressaltar a importância do papel da água na função dos rins , como fator fundamental na eliminação das toxinas, sem ela a concentração de substancias toxicas aumenta no sangue.
Só para se ter uma ideia, eles filtram uma média de 180 litros de sangue por dia para mante-lo limpo.Sistema respiratório:
Sua função é captar oxigênio de atmosfera e eliminar o gás carbônico. Se houver falha nessa troca haverá acumulo de gás carbônico nos tecidos. Você sabia que as toxinas provenientes do intestino, podem também se acumular nos pulmões e causar inflamações?
Sistema linfático:
A maioria das pessoas já ouviu falar em drenagem linfática e algumas pessoas, quando fazem essa drenagem manual com um profissional, se sentem bem, desinchadas e mais leves. Mas nem todo mundo conhece o papel do sistema linfático no organismo.
A função desse sistema é fundamental no processo de desintoxicação do corpo já que sua função é coletar e drenar o excesso de líquido intersticial (líquido que fica entra as células).
O sistema linfático drena produtos finais do metabolismo das células como: células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguíneas, vitaminas e gorduras que não são absorvidos no processo de digestão afim de devolvê-los ao sangue e até metáteses de células tumores, mantendo assim o equilíbrio dos fluidos no corpo.
O sistema linfático atua também no sistema imune, impedindo que a linfa lance micro organismos como bactérias, fungos e vírus na corrente sanguínea, já que antes disso eles passam dentro dos linfonodos e lá são destruídos. Os linfonodos são os filtros por onde a linfa passa antes de chegar à corrente sanguínea.
Benefícios da Drenagem Linfática:
– Desintoxica o organismo
– Elimina líquidos acumulados entre as células
– Ativa o sistema imunológico