História, perguntado por kezia93, 1 ano atrás

como o nazismo foi a derrota ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariliabelchior
1

Marcada por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala .

Respondido por ooliveirajuliaolivei
0

Resposta: A Segunda Guerra Mundial começou muito bem para as forças do Eixo. A inércia dos países democráticos e o pacto de não-agressão celebrado entre União Soviética e Alemanha permitiram às forças desta anexar várias regiões da Europa, e o auge desta expansão seria a conquista da França, em junho de 1940. Até 1943, as vitórias se somavam, e por um momento pareceu que a vitória nazista era certa. Hitler, porém, desprezando os conselhos de seus generais, resolve atacar a União Soviética, que além de ter um vasto território, contava com um exército aguerrido, mesmo não sendo o mais bem equipado. A consequencia mais drástica desta decisão foi o posicionamento da Alemanha em duas frentes ao mesmo tempo, o maior pesadelo de muitos oficiais germânicos. Tal decisão se provaria fatal para as ambições das forças nazistas, pois foi exatamente o Exército Vermelho quem abriria caminho até Berlim, terminando com a guerra na Europa e dando a vitória aos aliados.

A data importante nesta "virada de mesa" na guerra foi 31 de janeiro de 1943, quando as forças alemãs capitulam pela primeira vez em Stalingrado (atual Volgogrado), cidade soviética que quase durante um ano foi alvo de um implacável cerco das tropas alemãs. No fim, estes acabaram por se render ao exército vermelho soviético, acabando com uma sequencia incrível de vitórias alemãs até o momento.

⇒ Explicação: A Batalha de Berlim foi o combate que colocou fim à Segunda Guerra Mundial na Europa. O cerco a essa cidade alemã resultou em grande destruição e marcou a queda do Reich nazista. Nos dias finais dessa batalha, Adolf Hitler cometeu suicídio. A Alemanha acabou rendendo-se poucos dias depois.

⇒ Resumo do conflito

Em abril de 1945, a Alemanha encontrava-se em uma situação desesperadora. O Eixo estava caindo aos pedaços e sua capital, Berlim, estava sendo cercada pelas tropas soviéticas e por seu anúncio de vingança. Toda essa situação, no entanto, era consequência de um conflito causado pela própria Alemanha ao longo da década de 1930.

A Segunda Guerra Mundial havia começado a partir da agressão da Alemanha contra a Polônia, em 1º de setembro de 1939. Utilizando-se de uma operação de bandeira falsa, os alemães invadiram a Polônia e iniciaram a primeira de muitas conquistas que fariam na fase inicial do conflito. Por meio da tática da blitzkrieg, os alemães conseguiram conquistar o território polonês em menos de um mês.

⇒ Após essa conquista, a Alemanha conquistou, em sequência, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, França etc.

⇒ O cerco a Berlim foi organizado em abril de 1945, quando foram mobilizados cerca de 2,5 milhões de soldados, apoiados por 6.250 blindados e 7.500 aeronaves|1|. A defesa da capital alemã era composta por aproximadamente 700 mil soldados, dos quais milhares eram adolescentes com idades entre 13 e 18 anos ou idosos com mais de 60 anos. Esse dado evidencia o colapso total em que se encontrava a Alemanha no final da guerra.

Perguntas interessantes