Como o lixo nuclear reciclado é utilizado?
Soluções para a tarefa
Lixo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis, etc), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade e que possui algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuarem a emitir radioatividade por longos períodos de tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.
Para onde vai determinado lixo nuclear varia de acordo com o tempo de duração da radioatividade e também a sua intensidade. Veja a seguir!
Alto poder de contaminação: estamos falando do combustível vencido nas usinas ( a cada ano) que serve para fazer com que o reator delas funcione, nele são usadas pastilhas de urânio enriquecido o que faz gerar a energia elétrica.Esse “combustível” o lixo nuclear chamado RAA pode conterradiação por muitos séculos e devido ao seu alto risco é guardado dentro da usina. Primeiramente é colocado dentro de uma “piscina especial”, que serve para resfriá-lo e segurar a radiação mais nociva. Caso a usina venha a ser desativada, o único lugar seguro para enviar esse tipo de lixo é para um depósito geológico.Todo o equipamento usado na usina acaba tendo contato com o RAA e automaticamente estão contaminados, num grau considerado médio. Então, todo esse lixo, antes de ser armazenado é colocado em barris metálicos depois de ser solidificado em concreto.As roupas que também servem de proteção para quem trabalha na usina é contaminada, porém, num um nível considerado baixo. Neste caso, é possível lavá-las para serem reutilizadas, porém, não muitas vezes e o seu fim é dentro do barril metálico.Todos os barris utilizados para guardar esse lixo nuclear são selados e armazenados dentro dos depósitos, que são 4. Para vedação é usado resina isolante e concreto.