como o Inglês se tornou uma Língua Internacional?
Soluções para a tarefa
Entre o final do século XIX e o início do século XX (digamos ao longo dum processo entre ~1870 e ~1940), o inglês já começou a rivalizar seriamente o francês, que gozava ainda de um grande prestígio cultural calcado principalmente na tradição, bem como de uma vasta influência com seu enorme império colonial e sua posição historicamente central na política europeia.
No entanto, o mundo estava mudando muito rapidamente. Por volta de 1880, os Estados Unidos se tornara a maior economia do mundo, superando a China, a Índia e todas a potências europeias. No início era ainda uma gigantesca economia ascendente, mas meio isolacionista, mas isso iria mudar fortemente durante e após a Primeira Guerra Mundial.
O Reino Unido, naturalmente, era até então a maior potência econômica, política e militar do mundo, e apesar do relativo declínio iniciado no fim do século XIX ainda era um senhor império global que, principalmente após meados de 1860, divulgou a língua inglesa para meio mundo, da América ao Leste Asiático (e.g. Hong Kong, Cingapura), passando sobretudo pela África.
Ao mesmo tempo, a França, que por volta de 1750 tinha a maior população e também a maior economia da Europa, havia gradualmente perdido terreno tanto demográfico quanto político e econômico, sendo rivalizada e então superada pelo Reino Unido e, bem depois, pela Alemanha. A população francesa foi uma das primeiras da Europa a atingir taxas de fertilidade baixas em comparação com as de mortalidade, então em 1900 a população havia crescido muito menos que a média europeia, e a economia não tinha ido assim tão melhor. Depois da Primeira Guerra Mundial, a França, altamente prejudicada por esse conflito, acabou também reduzindo sua influência cultural em nível mundial.
Depois de décadas de ascensão do inglês, a Segunda Guerra Mundial pôs fim a esse impasse, e logo após o seu fim já estava claro que a “língua internacional” do momento e, ainda mais, do futuro seria a inglesa, e não a francesa ou qualquer outra. Esse período coincidiu com uma aceleração imensa da globalização econômica e cultural do mundo e com uma vasta ampliação dos meios de comunicação e tecnologias relacionadas, o que impulsionou o inglês como nenhum outro idioma podia ter experimentado outrora.