como o imperador Justiniano governou?
Soluções para a tarefa
após a Revolta de Nika, Justiniano reuniu os melhores estudiosos da Universidade de Constantinopla e mandou eles refazeram todas as leis do Império Romano desde o séc. II, tendo como base o Código Teodosiano (feito pelo Imperador Teodósio II (402-450)). Eles refizeram as leis antigas e fizeram novas (o Código de Justiniano) e reuniram-nas no que ficou conhecido como o Corpus Juris Civilis, importantíssimo para as Constituições modernas e que salvou o direito romano. A Imperatriz Theodora ajudou muito a mulher no novo Código, como, por exemplo, em caso de adultério, cuja sentença era de morte.
Enquanto isso, a reconquista de Justiniano ia bem. Auxiliado por Belisário, os bizantinos reconquistaram todo o norte da África dos vândalos e invadiram a Itália, em um conflito chamado de Guerras Góticas, e a conquistaram também. Os bizantinos também conseguiram um pouco do sul da Espanha
O Imperador também agiu na Igreja. Ele fortaleceu muito o uso do cesaropapismo, perseguiu hereges, judeus e outras ceitas heréticas e fez de tudo para estabelecer por definitivo o monofisismo (doutrina que prega que Jesus tinha só uma natureza; a divina).
espero ter ajudado