Como o homem passou a ser visto no renascimento com a visão de mundo antropocêntrica?
Soluções para a tarefa
Olá,Bom dia !
os renascentistas com seu antropocentrismo contrapunham o teocentrismo dos antigos costumes. Teocentrismo significa a exaltação e a centralidade de Deus para a explicação do mundo. Ao invés disso, com os novos tempos, o Homem era colocado no centro das coisas, antes ocupado pelo ser divino.
O antropocentrismo no Renascimento produziu um humanismo: ou seja, a ideia de que o “humano” deveria ocupar a centralidade das preocupações das pessoas. Na época, esse foi um pensamento que conseguiu enfraquecer os poderes da Igreja Católica, dando lugar às novas transformações sociais.
Entretanto, atualmente esse tipo de humanismo pode ser considerado inadequado. Afinal, o crescimento do movimento ambientalista e das causas animais têm levantado justamente a necessidade de se enxergar um mundo para além do humano.
Além disso, o humano no Renascentismo era pensado em termos de um sujeito masculino e europeu. Não por acaso, diversas sociedades não-ocidentais foram colonizadas e até exterminadas por nações europeias. O Ocidente sempre se considerou como a representação da humanidade e da civilização.
Espero ter ajudado! :D
Resposta: A de baixo ta certa
Explicação: