como o homem domesticou plantas e animais?
Soluções para a tarefa
As pessoas domesticaram plantas há cerca de 10 mil anos, entre os rios Tigre e Eufrates na Mesopotâmia (que inclui os países modernos do Irã, Iraque, Turquia e Síria).
As pessoas coletaram e plantaram as sementes de plantas silvestres. Eles se certificaram de que as plantas tinham tanta água quanto precisavam para crescer, e as plantaram em áreas com a quantidade certa de sol. Semanas ou meses depois, quando as plantas floresceram, as pessoas colheram os alimentos.
As primeiras plantas domesticadas na Mesopotâmia foram trigo, cevada, lentilhas e tipos de ervilhas. Pessoas em outras partes do mundo, incluindo a Ásia Oriental, partes da África e partes da América do Norte e do Sul, também domesticaram plantas. Outras plantas que foram cultivadas por civilizações adiantadas incluíram arroz (em Ásia) e batatas (em Ámérica do Sul).
As plantas não foram apenas domesticadas para alimentação. As plantas de algodão foram domesticadas para a fibra, que é usada no pano. Algumas flores, como as tulipas, foram domesticadas por motivos ornamentais ou decorativos.
Por volta da mesma época em que domesticavam plantas, as pessoas da Mesopotâmia começaram a domesticar animais para a carne, o leite e os couros. Os couros, ou as peles dos animais, eram usados para a roupa, o armazenamento, e para construir abrigos da barraca.
Cabras foram provavelmente os primeiros animais a serem domesticados, seguido de perto por ovelhas. No sudeste da Ásia, as galinhas também foram domesticadas há cerca de 10 mil anos.
Mais tarde, as pessoas começaram a domesticar animais maiores, como bois ou cavalos, para lavrar a terra e transporte. Estes são conhecidos como animais de carga.
Domesticar os animais pode ser um trabalho difícil.
Os animais mais fáceis de domesticar são os herbívoros que pastram na vegetação, porque são mais fáceis de alimentar: eles não precisam de seres humanos para matar outros animais para alimentá-los, ou para cultivar culturas especiais.