Como o grau de importância de um idioma pode ser avaliado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando se avalia proficiência em uma determinada língua estrangeira, pode-se levar em consideração a formação linguística do avaliado ou não. Se for levada em consideração, a aplicabilidade dos testes fica limitada mas a precisão do resultado é maior.
O sistema S&K de avaliação de proficiência em inglês é composto por uma série de testes desenvolvidos especificamente para quem possui uma formação linguística latina. Isto é, quem fala uma língua latina como língua materna - mais especificamente, o português. Com extrema acuidade, os testes avaliam exatamente aqueles pontos em que os contrastes entre português e inglês são maiores e a interferência do primeiro sobre o segundo, mais prejudicial. Este método de avaliação usa técnicas de contrastive analysis e error analysis e é, em vários aspectos, mais completo e preciso do que o TOEFL e do que o MICHIGAN, os quais não levam em consideração diferenças linguísticas específicas e nem sempre avaliam a produção oral do entrevistado.
As avaliações S&K levam de 2 a 3 horas para cada avaliado, dependendo do nível, e podem ser acompanhadas de uma gravação em videotape, o que proporciona um retrato fiel e preciso do nível de proficiência em inglês do entrevistado. A gravação em vídeo também possibilita monitorar o desenvolvimento futuro. À medida que a pessoa desenvolve seu inglês, pode comparar seu desempenho com o anterior gravado em fita, e ver a diferença.
A avaliação mede o desempenho da pessoa em inglês em 8 aspectos distintos, como descrito abaixo. Proporciona um diagnóstico das deficiências específicas de cada um, de seus pontos fracos e fortes se constituindo numa informação de importância fundamental, normalmente difícil de ser obtida.
Quando adotado por uma empresa, este sistema de avaliações periódicas proporciona, ao aluno, a possibilidade de medir seu progresso e, à empresa, informação precisa quanto aos recursos em língua estrangeira disponíveis. Possibilita desta forma:
Clara determinação de objetivos: quem precisa desenvolver e a que nível deve chegar.
Determinar as deficiências específicas de cada um, informação de fundamental importância tanto ao aluno como ao instrutor responsável pelo treinamento.
Formação de grupos homogêneos.
Monitorar o aprendizado, isto é, medir os resultados obtidos por cada aluno individualmente, de tempos em tempos. Esta monitorização permite cobrar e premiar resultados.
Dispor de um cadastro atualizado de funcionários com habilidade em inglês.