Como o governo português estimulava a ocupação da colônia no período colonial
Soluções para a tarefa
O rei de Portugal dava sesmarias para outros países de seu continente
Em 1530, Portugal finalmente decidiu implementar a colonização dar terras que lhe cabiam na América. A decisão foi tomada por três razões:
o governo português estava preocupado com o risco de perder o novo território para os franceses, casa não promovesse sua ocupação. Os franceses ignoravam os Tratado de Tordesilhas e ameaçavam tomar as terras que não estivessem efetivamente ocupadas.
O comércio de especiarias com o Oriente estava cada vez mais complicado. As despesas de viagem eram enormes e Portugal enfrentava uma baixa nos preços dos produtos provocada pela concorrência com outros países.
O êxito da Espanha com a ocupação dos territórios americanos, onde explorava ouro e prata.
O marco da ocupação portuguesa na América, o Brasil, foi a expedição comandada por Martim Afonso de Sousa, enviada em 1530 pelo rei dom João III. Martim Afonso percorreu grande do litoral do Brasil e promoveu algumas incursões pelo interior, na esperança de encontrar ouro e prata, porém não foi bem sucedido.
É importante lembrar que a relação entre europeus e nativos, relativamente amistosa até esse momento, iria passar por uma grande mudança. Afinal, os portugueses estavam invadindo terras indígenas e logo iriam impor o trabalho compulsório e metódico entre os nativos. Os índios viviam livres e não estavam habituados ao trabalho forçado, por isso poucos aceitara a imposição. A maioria deles reagiu com violência contra os invasores, dando início a longos conflitos.