Geografia, perguntado por diabolicstarsz, 2 meses atrás

como o fim da guerra fria contribuiu para a concretização da globalização?? Urgentee! Posso p4gar p1x! Deixem chave p1x aí pls

Soluções para a tarefa

Respondido por annafvosch
0

Resposta:

cara se tu quiser me mandar um vintão pra eu jantar eu não fico triste não visse 089.938.569-90

Explicação:

A guerra fria consolidou a hegemonia estadunidense que foi por décadas ameaçada pelo socialismo soviético. A ideia de poder popular ameaçava os interesses dos grandes capitalistas, que operavam principalmente nos EUA.

A corrida tecnológica promovida dentro dessa disputa por hegemonia política, econômica e ideológica promoveu um grande salto principalmente na área da comunicação, com os telefones por satélite e a internet.

O surgimento da globalização é debatido enquanto qual seria seu marco inicial — há quem defenda que a campanha expansionista de Alexandre, o Grande, foi o primeiro processo que pode ser definido como, ao difundir a cultura grega e conectar diversas partes do mundo pela primeira vez. Há também que compreenda que as grandes navegações foram o marco da globalização, ao criar mercados, metrópoles e colônias a serem exploradas. Mas, sem sombra de dúvidas, a internet surge como grande marco da globalização. A conexão instantânea com pessoas e empresas de todo o mundo foi capaz de promover troca cultural, instantaneidade e novos paradigmas econômicos nunca antes vistos.

A globalização não envolve apenas a noção de mundo conectado por internet. A processo globalizatório é marcado pelo enfraquecimento das fronteiras,“mundialização” dos mercados e da informação, a ascenção do capitalismo financeiro, organização de países em blocos econômicos (com regras de cooperação e livre circulação, como a Zona Schengen, na União Europeia) entre outros aspectos menos centrais.

Os fluxos migratórios são parte focal do processo globalizatório. Com a exploração imperialista dos países da América Latina, África e parte da Ásia, a pobreza, fome e falta de perspectiva criam movimentos migratórios internacionais. A guerra civil promovida pelo imperialismo na África e as ditaduras plantadas pelos governos norte-americanos (principalmente entre os anos 50 e 70) na América Latina são exemplos de como a Guerra Fria cria o cenário para pessoas buscarem melhores condições de vida em outros países.

O Liberalisierung, termo em alemão para explicar o processo de "liberalização" da economia também surge com a derrocada da Guerra Fria. Países tanto de primeiro, segundo e terceiro mundo (como eram chamados os países alinhados aos EUA, URSS e neutros, respectivamente) passam por um processo político e econômico de abertura ao capital externo, fomento de multinacionais, diminuição do planejamento econômico estatal (laissez-faire) entre outras políticas neoliberais.

Perguntas interessantes