Geografia, perguntado por xxnandaakkj, 6 meses atrás

Como o exodo venezuelano é considerado pela ONU?

Soluções para a tarefa

Respondido por gilwestwick
2

Resposta:

ONU já compara êxodo venezuelano à crise migratória do Mediterrâneo

Explicação:

O êxodo de venezuelanos que fogem da penúria econômica e social no seu país já se aproxima de um pico comparável à crise migratória do Mediterrâneo, afirmou nesta sexta-feira a Organização das Nações Unidas (ONU). Será criada uma equipe das Nações Unidas para articular uma resposta regional coordenada ao massivo fluxo, a ser integrada por especialistas do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional da Migrações (OIM). A movimentação de imigrantes e solicitantes de asilo que buscam abrigo em Colômbia, Equador, Peru e Brasil tem alarmado vizinhos da região, cujas autoridades deverão se encontrar na semana que vem para discutir estratégias.

Os números oficiais da OIM dão conta de cerca de 1,6 milhão de imigrantes e solicitantes de refúgio que, desde 2015, chegaram à Europa através do Mediterrâneo. Para os venezuelanos, as estimativas são também de 1,6 milhão de pessoas que neste período abandonaram suas vidas no país natal. Segundo o Acnur, no entanto, o número de venezuelanos que deixou o país desde 2015 pode chegar a 2,3 milhões.

Descrevendo os acontecimentos como" sinais de alerta", o porta-voz da OIM, Joel Millman, disse que financiamento e meios para administrar o fluxo devem ser mobilizados.

— Isso está contribuindo para um momento de crise que já vimos em outras partes do mundo, particularmente no Mediterrâneo — disse ele em entrevista coletiva.

Na quinta-feira, a ONU já exortara os países latino-americanos a continuar acolhendo os imigrantes e solicitantes de asilo venezuelanos que circulam dentro da região, sem que sejam impostas barreiras à travessia das fronteiras, como já fizeram Equador e Peru, que passarão no sábado a exigir a apresentação de passaportes para entrar no seu território. Autoridades da organização também expressaram preocupação com "os acontecimentos recentes que afetam os venezuelanos nos países onde estão sendo acolhidos", alguns dias depois que venezuelanos foram alvo de ações violentas em Roraima.

Perguntas interessantes