História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Como o escravismo afetou a economia brasileira

Soluções para a tarefa

Respondido por meiodesesperado30
13

Resposta:

De modo semelhante ao modo como afetou a economia do Império Romano.

Explicação:

A escravidão era a base da economia do Brasil antes de ser abolida, os escravos eram usados por quem podia comprá-los e sustentá-los como mão-de-obra e o negócio de escravos era muito lucrativo. No Império Romano era muito semelhante: trabalho braçal e subalterno era coisa de escravo e vender escravos era um bom negócio. Tanto no Brasil colonial e imperial quanto no Império Romano os escravos eram a base da economia e a força de trabalho mais básica e importante.

Respondido por matiasbm8
6

Resposta:

Desde o principio das capitanias hereditárias a escravidão foi a principal mão de obra do sistema, seja ela escravidão indígena ou de negros escravizados. Tal fato marcou a economia do país mantendo-o focado na exportação de comodities, seja açúcar, café, algodão e metais. A "emancipação" econômica do Brasil só aconteceu em 1930, com a industrialização por substituição.

O mercado precisa de dinheiro circulante para funcionar, ou seja, um empregado deve trabalhar para receber seu pagamento mensal e assim poder comprar artigos e repassar o dinheiro. Isso não acontece até o fim da escravidão, visto que não existia mercado consumidor, lembrando que o escravo NÃO é mercado consumidor pois ele recebe e não tem poder de consumir. Isso travou a industrialização brasileira, visto que não existiria mercado para comprar os produtos dessa empresa, visto que a economia era baseada na produção escravagista.

A Guerra de Secessão foi travada por causa dessa questão. Os estados do norte visavam a ampliação do capitalismo, mas para isso era necessário a existência de mercado consumidor, o que ia de encontro com as idéias dos estados do sul.

Explicação:

Perguntas interessantes