Como o desenvolvimento de um país afeta as taxas de mortalidade e natalidade?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Taxa de natalidade e taxa de mortalidade são indicadores demográficos realizados por meio de cálculos. A taxa de natalidade representa o número de nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade indica o número de óbitos de um determinado local. Os resultados obtidos auxiliam na compreensão da dinâmica populacional de um determinado lugar, demonstrando seu crescimento ou declínio.
ESPERO TER AJUDADO
Resposta:
A taxa de natalidade e mortalidade são dados estatísticos segundo o número de nascidos e o número de mortes e, por isso, eles determinam o crescimento demográfico da população.
Sendo assim, a taxa de natalidade (TN) indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano, enquanto a taxa de mortalidade (TM) corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.
Para exemplificar melhor esses conceitos, podemos pensar numa cidade de mil habitantes, onde o nascimento de bebês durante um ano foi de 30 crianças, o que significa que a taxa de natalidade naquele ano foi de 30%.
Da mesma maneira, se o número de mortes na mesma cidade durante um ano foi de 10 pessoas, a taxa de mortalidade será de 10%.
Esses valores estatísticos são classificados de duas maneiras, ou seja, o crescimento vegetativo é positivo quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, e pode ser negativo quando o número de mortes for superior ao de nascimentos.
Por fim, o crescimento vegetativo pode ser nulo, ou seja, quando o número de nascimento registrados é equivalente ao número de mortes num mesmo espaço de tempo.
Taxa de Fecundidade Associado ao conceito de natalidade, a taxa de fecundidade é um dado estatístico que indica a média do número de filhos que uma mulher tem durante sua idade fértil (de 15 a 50 anos aproximadamente).
Embora a mortalidade infantil tenha diminuído, ainda é uma realidade em muitos locais do mundo, sobretudo naqueles locais que apresentem as piores condições de vida, desde falta de saneamento básico e acesso à educação e saúde, proliferação de doenças, dentre outros.
Isso indica que houve melhora nas condições de vida da população, desde melhoria na alimentação, avanço da medicina, acesso à educação e saúde, dentre outros fatores.
Segundo pesquisas do IBGE, a taxa bruta de natalidade no Brasil por mil habitantes era de 20,86 no ano 2000 e, em 2015 passou para 14,16.
Explicação: