Como o Cristianismo interpretou o Islamismo como religiao? me ajudem
Soluções para a tarefa
Vamos organizar isso em tópicos
1. Maomé nasce por volta do ano 570 em Meca, próspero centro comercial da região conhecida como Arábia. Segundo os muçulmanos, no ano 612, ele começa a receber revelações do anjo Gabriel. Suposto intermediário entre o deus muçulmano (Alá) e o profeta, o anjo teria transmitido ensinamentos divinos a Maomé.
2. Por combater a crença em vários deuses, o profeta é hostilizado e ameaçado de morte em sua cidade natal. Em 622, acompanhado por um pequeno grupo de seguidores, ele inicia a Hégira muçulmana, migrando para o oásis de Yathrib. O lugar passa a ser chamado de (“Cidade do Profeta”), ou Medina, onde surge a primeira comunidade islâmica. Após derrotar seus inimigos em Meca, Maomé morre em Medina no ano 632.
3. Após a morte do profeta, seus sucessores (conhecidos como “califas”) organizam ataques contra a Síria e o Iraque, enfrentando com sucesso duas enfraquecidas potências da época: o Império Persa e o Bizantino (o ex-Império Romano do Oriente). Doze anos depois da morte de Maomé, os muçulmanos já controlavam a Síria e o Iraque, além de avançarem rumo ao atual Irã.
4. Os muçulmanos também seguem rumo ao oeste e, na primeira metade do século 8, ocupam todo o norte da África até o oceano Atlântico. Em 711, eles cruzam o estreito de Gibraltar e iniciam a tomada da península Ibérica. Os mensageiros do Islã na Europa não eram só árabes, mas principalmente berberes e mouros, povos convertidos que viviam no norte da África.
5. Ainda no século 8, os muçulmanos avançam até Constantinopla (atual Istambul), mas não conseguem controlar a Ásia Menor (Turquia). Eles se dão melhor na Ásia Central, ocupando os atuais Irã, Afeganistão e Paquistão. Em 750, a dinastia omíada – formada por sucessores dos primeiros califas – governa toda essa área.
6. A dinastia omíada termina na segunda metade do século 8 e a expansão militar dos muçulmanos perde força. Mesmo assim, o islamismo ainda chega à Índia. De lá, difundida agora por comerciantes, a religião se espalha pelo Sudeste Asiático, passando a predominar em regiões como as atuais Malásia e Indonésia.
7. Nos séculos seguintes, a presença muçulmana na Europa ocidental encolhe diante da pressão militar dos cristãos e, em 1492, o último sultão na península Ibérica se rende. No sudeste europeu, porém, o islamismo avança nos séculos 15 e 16, pois turcos convertidos ao Islã conquistam boa parte da região. Hoje, a religião é predominante em cerca de 40 países.