como o cristianismo foi legalizado na Roma Antiga
Soluções para a tarefa
O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. Antes disso, os cristãos foram, durante muito tempo, impopulares em Roma por não adorarem o imperador e sim outro tipo de rei Jesus , o que era encarado como um ato subversivo. Mesmo gerando antipatias e até perseguições, como no reinado de Nero entre os anos 54 e 68 eles foram tolerados nos primeiros séculos de vida de sua religião. Com a decadência do império no final do século II e a ameaça de invasões bárbaras, iniciou-se outro período de dura perseguição aos cristãos, que se recusavam a servir no exército romano. Mas nem isso impedia o cristianismo de ganhar seguidores, tornando-se logo a crença mais popular no império. Percebendo a força crescente da religião, o imperador Constantino I resolveu usá-la politicamente para fortalecer seu próprio poder e enfrentar a decadência romana.
Resposta:
1)d) as dificuldades administrativas decorrentes de sua extensão, da crise do escravismo e das invasões constantes de povos oriundos das regiões que não faziam parte do Império./O Império teve muitas dificuldades em proteger suas fronteiras, tendo em vista sua tamanha extensão. Também houve a crise do escravismo e as invasões dos chamados povos bárbaros contribuíram para o fim do Império Romano Ocidental.
2)C) não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram./Mesmo com o avanço do cristianismo, tornando-se religião oficial do Império romano, o texto aponta que algumas práticas consideradas pagãs, ainda permeavam a sociedade romana.
Explicação:
1)d 2)c espero ter ajudado!