como o conhecimento filosófico era tratado
antes do século 17?
***
Soluções para a tarefa
Resposta:
A filosofia do século XVII é tradicionalmente vista como o início da Filosofia Moderna, pois nesse século o conceito de subjetividade se solidifica, a moderna epistemologia surge e ocorre a ruptura intelectual com a doutrina Escolástica. A partir da ruptura com Aristóteles novas metodologias surgem: Francis Bacon inaugura o método indutivo enquanto René Descartes reconstrói uma metafísica de caráter epistemológico a partir do sujeito ordenador do conhecimento.
Explicação:
marca como melhor resposta por favor espero ter ajudado
Resposta:
no século 17 ou xvii, a filosofia moderna, ou filosofia do renascimento, era abordada pela igreja católica em boa parte, todavia aos poucos ela foi se separando da igreja e se assimilando mais a ciência pura que hoje conhecemos, grandes filósofos como:
Nicolau Maquiavel (1469-1527) - Considerado pai do pensamento político moderno, Maquiavel desenvolveu sua filosofia no período renascentista. É autor de “O Príncipe”, obra que aponta as diretrizes de como os rei devem governar seus países.
Jean Bodin (1530-1596) - Filósofo francês, Bodin apresenta visões que contribuem para a evolução do pensamento político moderno. Faz a análise da teoria do direito divino dos reis em sua obra, composta por seis livros e denominada “A República”.
Francis Bacon (1561-1626) - Bacon colaborou com a criação do método indutivo de investigação científica que preza as observações e depois apresenta induções para os fenômenos naturais.
Galileu Galilei (1564-1642) - Astrônomo, físico e matemático, Galileu é considerado o pai da Física e da Ciência Moderna. Criador do método matemático experimental, que aplica a matemática a fenômenos naturais, e defensor das ideias heliocêntricas de Copérnico, Galileu contraria as crenças e dogmas católicos que acreditavam no geocentrismo.
René Descartes (1596-1650) - Criador do pensamento cartesiano, apresentado na obra “O discurso sobre o método”, de 1637, e que influenciou pensadores e filósofos modernos.
Baruch Spinoza (1634-1677) - É um filósofo holandês que critica e combate todo tipo de superstição, pois seriam criadas pela imaginação. Spinoza acredita e defende a existência de um Deus transcendental que está ligado a natureza.
o conhecimento filosófico era tratado como uma desavença contra Deus, pois simplesmente a filosofia dava a todos uma forma de pensamento, pensar e agir por sí mesmo, algo que não era comum para aquele tempo, afinal, tudo que antes fazíamos era limitado.
A filosofia moderna surge juntamente com o final da Idade Média e com a queda do sistema feudal. O fim do período medieval e a diminuição do domínio da Igreja Católica marcam a busca dos cientistas por novas formas de saber e pensar racionalmente, desvinculando-se cada vez mais das influências religiosas, que foram a marca da Idade Média.
Durante o surgimento da filosofia moderna, o mundo passava por diversas transformações: as grandes navegações;
a reforma e a contra-reforma religiosas;
o início do Renascentismo;
a formação dos primeiros Estados Nacionais modernos;
a consolidação dos regimes absolutistas;
o surgimento da burguesia;
a invenção da imprensa;
a chegada a novos continentes.
As novas descobertas nas áreas da Física, Astronomia e outras ciências naturais foram marcadas pelo antropocentrismo - o homem no centro de produção científica e da busca de respostas racionais.
A renovação dos métodos, a nova maneira de realizar pesquisas, encontrar soluções e construir argumentos, foi também influenciada pelo Renascimento e Humanismo, que possibilitaram a maior ação dos indivíduos na sociedade.
O homem passa a ser encarado como um ser pensante, racional e capaz de responder por suas escolhas e ações.