como o conhecimento é entendido a partir do idealismo e o realismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O idealismo não é uma simples teoria, mas um conjunto de teorias filosóficas metafísicas complexas que entendem a realidade como uma complexidade existente em, pelo menos, dois planos: um plano material (da realidade material, sensorial e perceptível) e um plano ideal, de uma existência ideal, onde se estabelecem apenas conceitos, significados e formas perfeitamente estabelecidas. Podemos remontar o idealismo a Platão, e temos um desenvolvimento maior da corrente com os idealistas alemães do século XVIII.
Explicação:
O idealismo parte do princípio de que há a existência metafísica de uma realidade complexa e ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo descolado da matéria. O idealismo é justamente a afirmação dessas ideais como ponto central do conhecimento.
Características do idealismo
A realidade material é o que existe como matéria e é apreendido pelos órgãos do sentido, ou seja, aquilo que é visto, tocado, ouvido, aquilo que provoca experiências sensoriais. A realidade ideal somente pode ser compreendida por meio do intelecto, da racionalidade. O idealismo é a corrente teórica que coloca nas ideais a centralidade para qualquer entendimento da realidade.
Idealismo e materialismo
Idealismo e realismo
Falando de idealismo de uma maneira ampla, podemos retomar a clássica oposição na filosofia entre idealistas e realistas. Se situarmo-nos especificamente em uma posição, como a platônica, ela deixa de fazer sentido, pois a realidade, para Platão, ao menos a realidade mais confiável, é o plano das ideias. No entanto, em uma concepção ampla e geral, os realistas são aqueles que apostam na existência de apenas uma realidade, que é essa por nós percebida e vivenciada, e que tudo o que existe está aqui. Não há cisão entre plano ideal ou conceitual e existência material.