Pedagogia, perguntado por gleicestar1, 1 ano atrás

Como o conceito de avaliação em seus diversos tipo orienta as ações do avaliador?Considerando que a avaliação pedagogica é formativa e comprometida com a melhoria a qualidade de aprendizagem como se expressa os processos avaliativos coleta de dados análise de resultados tomada de decisões e a aprendizagem avaliativas?O currículo se diz a respeito ao que se aprende o conteúdo das disciplinas.Consederndo isto como se deve integrar as características de estudos das disciplinas na avaliação de aprendizagem?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Olá!



O currículo representa um importante elemento pedagógico, uma vez que permite avaliar tanto o educador, quanto o educando.



No que tange a avaliação do educando, procura-se verificar e analisar se os conhecimentos transmitidos ao longo do período foram assimilados pelos alunos, por meio de provas, testes e seminários.



Já para o educador, a avaliação permite desenvolver uma espécie de feedback, de forma a qualificar sua didática para suas próximas práticas de ensino.

Respondido por barbaraoliveira12
0

Resposta:

Segundo o professor Cipriano Carlos Luckesi, citado por LIBÂNEO (1991; p196) "a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.

Explicação

Pois em relação aos tipos que orientam ao avaliador são :

I. Formativa: tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem;

II. Cumulativa: neste tipo de avaliação permite reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas e o professor pode estar acompanhando o aluno dia a dia, e usar quando necessário;

III. Diagnóstica: auxilia o professor a detectar ou fazer uma sondagem naquilo que se aprendeu ou não, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender, replanejando suas ações suprindo as necessidades e atingindo os objetivos propostos;

IV. Somativa: tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre;

V. Auto-avaliação: pode ser realizada tanto pelo aluno quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem. Em grupo: é a avaliação dos trabalhos que os alunos realizaram, onde se verifica as atividades, o rendimento e a aprendizagem.

Perguntas interessantes