Como o Carvão vem sendo utilizado nas termelétricas da Europa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A queima de carvão para gerar eletricidade na Europa foi reduzida em 24% em 2019, comparativamente ao ano anterior. Quanto às energias renováveis estabeleceram novamente um recorde histórico gerando 35% da eletricidade consumida na União Europeia.
Pela primeira vez, a eletricidade produzida pela energia eólica e solar excedeu a produzida pelas centrais a carvão.
Esta transição energética iniciou-se há mais de uma década na maioria dos países europeus. Em 2018, os níveis das centrais a carvão já tinham sido reduzidos em 30%, relativamente aos níveis de 2012.
dois fatores essenciais são destacados para a queda do uso de carvão na Europa. O aumento no preço de uma tonelada de CO2 no mercado europeu de emissões e a implementação de energias renováveis.
Resposta:
Explicação:Energia termoelétrica é toda e qualquer energia produzida por uma central cujo funcionamento ocorre a partir da geração de calor resultante da queima de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos. Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são o carvão mineral, a nafta, o petróleo, o gás natural e, em alguns casos, a biomassa.
O funcionamento de uma usina termoelétrica – também chamada de usina térmica – ocorre da seguinte forma: a queima do combustível propicia o aquecimento de água armazenada no reservatório, o que forma um vapor, que, por sua vez, é direcionado para as turbinas do gerador responsável pela produção de eletricidade.
O carvão mineral é um mineral não renovável, mais especificamente uma rocha sedimentar originada há milhares de anos e encontrada no subsolo em depósitos de origem orgânica. É, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o combustível fóssil com maior disponibilidade no mundo e uma das primeiras fontes de energia usadas pelo homem. Passou a ser utilizado em grande escala no período da Revolução Industrial.