como o Carnaval e o Futebol foram utilizados durante o governo de Getúlio Vargas como forma de criar a identidade brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:O objetivo deste artigo é propor uma reflexão a respeito da repercussão que a Copa do Mundo de futebol de 1938, disputada na França, teve no Brasil. Analisar-se-á como este evento pode ser considerado emblemático em se tratando de nacionalismo e identidade nacional, e os esforços por parte do governo Getúlio Vargas em realizar uma associação direta entre elementos do que era considerado como cultura popular à época com o que de mais íntimo e peculiar haveria na «essência» do brasileiro. A grande cobertura por parte da imprensa brasileira e a repercussão que a atuação da equipe brasileira teve no campeonato, são provas de que os esforços por parte do governo em associar futebol à «brasilidade» lograram demasiado êxito. Será analisado aqui como a Copa do Mundo de futebol disputada em 1938, na França, pode ser considerada como o primeiro grande momento de entusiasmo do brasileiro para com o esporte num âmbito nacional relevante, sendo isso reflexo da crescente popularização do esporte.
Uma vez o futebol sendo popular, ia ao encontro das pretensões governamentais do presidente Getúlio Vargas em transformá-lo em um elemento de identificação nacional. O objetivo por parte do governo caminhava no sentido de associar elementos típicos do que se entendia ser uma cultura popular ao que supostamente haveria de mais peculiar no brasileiro, bem como instigar neste um sentimento de orgulho patriótico.
Explicação: