ENEM, perguntado por GabMarcelino4461, 1 ano atrás

Como o Brasil se destaca em relação ao mundo quando falamos de arte rupestre?

Soluções para a tarefa

Respondido por nicksannikp65ot1
0
Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram, ao invés de pedras preciosas como queriam, figuras aparentemente incompreensíveis gravadas nas pedras. Estas gravuras hoje chamadas de gravuras rupestres, datam de aproximadamente, entre 3.000 e 10.000 anos atrás.

Ao longo deste tempo muitas destas gravuras já foram destruídas e algumas continuam ameaçadas.

Além disso, muitas pessoas se equivocam ao pensar que a arte rupestre se localiza somente na Pré-História. Pesquisas recentes comprovam que esse tipo de arte se desenvolveu em diferentes periodizações da história do homem.

Atualmente, algumas estatísticas indicam a existência de aproximadamente 400 mil sítios arqueológicos com arte rupestre ao redor de todo o mundo. A África, principalmente nas regiões sul e do Deserto do Saara, concentra a maior quantidade de pinturas e gravuras desse tipo. No Brasil, a arte rupestre é abundante nos sítios arqueológicos encontrados na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde está o grande sítio de São Raimundo Nonato, localizado no estado do Piauí.

As dificuldades encontradas para se reconhecer e interpretar pinturas rupestres é um enorme desafio para os arqueólogos, paleontólogos e demais especialistas envolvidos com esse tipo de pesquisa. Alguns acreditam que os registros deixados há milhares de anos poderiam indicar uma forma de linguagem desenvolvida. Outras hipóteses levantam a possibilidade de que os desenhos rupestres, principalmente os encontrados no interior das grutas, teriam algum sentido religioso ou cerimonial.


No Nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba, é onde se encontra a maior concentração de arte rupestre do mundo. O clima seco, a vegetação impenetrável e a dificuldade de ocupação em algumas áreas, contribuíram para conservação dessa arte. E no Piauí onde se encontram as figuras rupestre mais antigas do Brasil.





Perguntas interessantes