Como o Barroco se expandiu na Europa e nas colônias?
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O panorama europeu do século XVII se caracteriza pela existência de conflitos de ordem religiosa, política, econômica e social.
• Aumento de influência da burguesia, graças ao desenvolvimento do capitalismo mercantilista.
• Término do ciclo das grandes navegações.
• Pessimismo reinante entre os portugueses, decorrente do domínio espanhol a que estavam submetidos desde 1580.
• Reforma protestante, liderada por Calvino e Lutero que se solidifica na Inglaterra e Holanda, fazendo dessa última um abrigo de dissidentes religiosos.
• Divisão da igreja como conseqüência da reforma. Essa cisão marcou toda a cultura européia seiscentista, levando a igreja católica a se organizar num movimento contra reforma, centralizado principalmente em Portugal e Espanha
Caracteriza esse movimento uma profunda reação àquela visão antropocêntrica de mundo cristalizado no renascimento. Conseqüência propunha uma volta ao medievalismo e irrestrita fé na autoridade da igreja e do rei.
O retorno a visão medieval de mundo implicaria a perda da humanidade soberana conquistada pelo homem renascentista. Confrontam-se, por isso, duas forças opostas: antropocentrismo e teocentrismo.
Tentando atingir a síntese, o homem da época procura conciliar esses dois elementos.
Antropocentrismo X Teocentrismo
Dessa tentativa, resulta a tensão que marca a maneira de pensar, as concepções sociais, políticas e artísticas da época.
Ao novo estilo de época que reflete essa tensão dá-se o nome de BARROCO
Manifestações artísticas:
As manifestações artísticas do BARROCO retratam a procura da conciliação de forças antagônicas como:
Bem – mal
Deus – Diabo
Céu – Terra
Pureza – Pecado
Alegria – Tristeza
Espírito – Carne
• Aumento de influência da burguesia, graças ao desenvolvimento do capitalismo mercantilista.
• Término do ciclo das grandes navegações.
• Pessimismo reinante entre os portugueses, decorrente do domínio espanhol a que estavam submetidos desde 1580.
• Reforma protestante, liderada por Calvino e Lutero que se solidifica na Inglaterra e Holanda, fazendo dessa última um abrigo de dissidentes religiosos.
• Divisão da igreja como conseqüência da reforma. Essa cisão marcou toda a cultura européia seiscentista, levando a igreja católica a se organizar num movimento contra reforma, centralizado principalmente em Portugal e Espanha
Caracteriza esse movimento uma profunda reação àquela visão antropocêntrica de mundo cristalizado no renascimento. Conseqüência propunha uma volta ao medievalismo e irrestrita fé na autoridade da igreja e do rei.
O retorno a visão medieval de mundo implicaria a perda da humanidade soberana conquistada pelo homem renascentista. Confrontam-se, por isso, duas forças opostas: antropocentrismo e teocentrismo.
Tentando atingir a síntese, o homem da época procura conciliar esses dois elementos.
Antropocentrismo X Teocentrismo
Dessa tentativa, resulta a tensão que marca a maneira de pensar, as concepções sociais, políticas e artísticas da época.
Ao novo estilo de época que reflete essa tensão dá-se o nome de BARROCO
Manifestações artísticas:
As manifestações artísticas do BARROCO retratam a procura da conciliação de forças antagônicas como:
Bem – mal
Deus – Diabo
Céu – Terra
Pureza – Pecado
Alegria – Tristeza
Espírito – Carne
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