como o arranjo de Magda Pucci mostra que a música não pertence apenas aos Txucarramãe e aos habitantes de Toyama?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos dizer que o encontro entre Brasil e Japão na canção Tamota se dá pela junção que Magda Pucci fez da música dos indígenas Txucarramãe com um trecho da cantiga folclórica Kokiriko no bushi.
Assim, podemos perceber o que as tradições de povos tão distantes podem ter de semelhante. Cada uma das canções carrega e conta um pouco da história do povo onde foi composta, demonstrando um forte caráter histórico e a importância de sua manutenção.
Além disso, ambas as canções se referem a rituais coletivos, nos quais os grupos pedem proteção e intervenção da natureza e de forças superiores.
Ela mostra no seu trabalho de mestrado com o tema “O canto dos povos da floresta” recriações não só dos Txucarramãe mas também dos Tupari, Kayapó, Ikolen-Gavião, Huni-Kuin e Paiter-Surui.
Autora de diversos livros como “A floresta canta – Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil”, “Outras terras, outros sons” e “A grande pedra”.
Ela desenvolve projetos de divulgação e promoção da cultura indígena bem como intercâmbios entre indígenas e não indígenas.