Filosofia, perguntado por inditexgamer, 9 meses atrás

como nossos valores afetam as reações ante as crises?

Soluções para a tarefa

Respondido por renanfbi700
0

Resposta: Antes de falar de crise, importante é tentar compreender o que se entende por valores. São tantos os conceitos, interpretações e definições que, longe de explicarem, mais contribuem para as divergências. Seguindo a linha que predomina entre importantes autores ( Ives de La Taille, Michel Aires de Souza, Anthony Giddens, entre outros) pode-se dizer que valores são os determinantes das escolhas que fazemos e dos objetivos pelos quais vivemos. Como diz Edênio Valle:

“O que consideramos bom ou mal (para nós), o que é importante ou sem importância, desejável ou repugnante, belo ou feio, irá depender dos nossos valores, residam eles no campo da ética, da estética, da economia, da política ou do mundo das ideias. Embora sejam elementos centrais na dinâmica e na organização de nossa percepção e orientação subjetiva”.

Assim, pode-se afirmar que valores bem assentados na vivência pessoal de cada um, precisam ser partilhados em comunidade e dinamicamente amadurecidos ao longo de um processo comum, sendo a base sobre a qual se torna possível a coesão social, seja em um casal ou numa família. Valores que se excluem, por sua vez, são geradores de tensão e ruptura no tecido social. Dessa maneira, os valores orientam nossas ações, pois são conceitos ou ideias que as balizam. Deles dependem nossos comportamentos na medida em que são incentivados ou rejeitados.

Perguntas interessantes