como Nietzsche analisa o problema do conhecimento?
Soluções para a tarefa
Trata-se de pensar o argumento do criador do conhecimento em Nietzsche. Para tanto, inicialmente apresento o citado argumento. Em seguida, identifico-o – direta ou indiretamente –, em um conjunto de passagens dispersas em sua obra. Estando ciente de que tais passagens pertencem a contextos específicos e não-redutíveis uns aos outros, proponho unificá-las metodologicamente, interpretando-as a partir da relação entre linguagem e representação. Tal escolha se deve à conjectura de que a relação entre linguagem e representação é uma via de acesso privilegiada para esclarecer o que Nietzsche tem a nos dizer sobre o conhecimento, bem como justificar porque o conhecimento é e deve ser criador.
O argumento do criador do conhecimento consiste na tese de que do real somente podemos efetivamente conhecer aquilo que nós mesmos criamos. Para Vico, que supostamente fora o primeiro a formular de maneira explícita o argumento, isso significava a superioridade das ciências humanas frente às ciências naturais. Uma vez que a natureza não é nossa criação, às ciências naturais cabe apenas um saber aproximado e hipotético. O mesmo não ocorreria com as ciências humanas, cujo objeto, fruto de convenções e acordos institucionais, poderia ser conhecido em sua plenitude.