Sociologia, perguntado por gessianerodrigues514, 6 meses atrás

como nasceu o racismo estrutural no brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por AdriaJanine
2

Resposta:

O racismo estrutural é um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutido em nossos costumes que promove, direta ou indiretamente, a segregação racial. Ele permeia todas as estruturas da sociedade, seja na política, educação, economia ou saúde.

Explicação:

A lei Áurea, de 13 de Maio de 1888, proibiu a escravização de pessoas dentro do território brasileiro. Ainda assim, o Brasil foi o último grande país ocidental a extinguir a escravidão. E esse fim não significou o início da inserção social.

Depois da libertação dos escravos não foi criado um sistema de políticas públicas para inseri-los na sociedade, e garantir a essa população direitos humanos, como moradia, saúde e alimentação, além do estudo formal e posições no mercado de trabalho. Sem recursos e ajuda financeira – ou qualquer tipo de ajuda – os escravos habitavam os locais onde ninguém queria morar, formando as favelas.  

Ou seja, a abolição trouxe a liberdade jurídica, mas socialmente, os ex-escravos e seus descendentes permaneceram inferiorizados. Não eram inseridos no mercado de trabalho, não tinham participação na política, não frequentavam as escolas, além de apresentarem os maiores índices de fatalidade, devido a qualidade de vida que levavam. Isso é liberdade?

A escravização negra, raiz da formação brasileira, é a razão para a persistente desigualdade racial que conduz o conjunto das relações econômicas, sociais, culturais e institucionais do país. E diante desse histórico de centenas de anos de escravidão, seguidos de liberdade sem suporte, nasceu o racismo estrutural.

Perguntas interessantes