"Como muitas outras liberações de radioatividade no ambiente, a liberação de Chernobil foi controlada pelas propriedades físicas e químicas dos elementos radioativos no núcleo. Particularmente perigosos são os produtos de fissão altamente radioativos, aqueles com altas taxas de decaimento nuclear que se acumulam na cadeia alimentar, como alguns dos isótopos de iodo, césio e estrôncio. O iodo-131 e o césio-137 são responsáveis pela maior parte da exposição à radiação recebida pela população em geral."
Alguém poderia resumir o que diz nesse trecho, pois estou elaborando um artigo!
MUITO IMPORTANTE!
Soluções para a tarefa
A poluição radioativa surge pela energia nuclear ou atômica produzida pelas usinas nucleares. O tipo de lixo gerado é chamado de lixo radioativo ou nuclear.
Um bom exemplo de poluição radioativa são as bombas nucleares sendo o principal componente combustível o urânio. Além dele, outros gases e elementos tóxicos são liberados durante os acidentes nucleares: estrôncio, iodo, césio, cobalto, plutônio.
Alguns dos acidentes nucleares mais conhecidos é o Acidente de Chernobyl, ocorrido em 1986, na Ucrânia.
Ainda podemos citar as bombas atômicas que atingiram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki durante a segunda guerra mundial.
Ambos trouxeram consequências negativas para a humanidade (morte e proliferação de doenças), além de alertar o mundo sobre a poluição mais terrível do mundo.
As causas fundamentais para o desenvolvimento da poluição radioativa são provenientes principalmente das Usinas Nucleares.