Como mudar a suposta era da burrice? O que pode ser feito para mudar a "burrice" que a atual geração carrega?
Soluções para a tarefa
*As palavras tiveram que ser "censuradas" já que o site as considerou impróprias.
Primeiramente teríamos que identificar o motivo dessa "burric*e", foi por causa dos últimos governos? É culpa da base comum curricular? Ou as escolas estão falhando em seu papel?
As duas últimas perguntas levam a quem estava no poder na época, e os últimos governantes foram do Partido dos Trabalhadores, — PT —, e o PT governou por 13 anos, ou seja, temos uma geração bem aqui.
Falta de investimento em estruturas educacionais? Talvez, mas como podemos chegar a essa geração "burr*a"?
vou substituir o termo "burr*o" por "analfabeto" pois é com isso que estamos lidando, não é uma geração de burr*os, é uma geração de analfabetos funcionais.
Descobrir a fonte da fonte deixará essa resposta longa e precisará de muita pesquisa e livros que infelizmente não tenho acesso, mas, — seja o que quer que o governo petista fez com a nossa educação —, construiu uma geração vaidosa, arrogante, estrelinha, sem desejo de conhecer e analfabeta. — Já que a maior parte da população é analfabeta funcional.
Não existe uma solução mágica ou que dará um efeito logo em seguida, é uma transformação que demora anos para acontecer, — 20 anos para ser precisa —, não tenho uma solução concreta para um caso desses, poderíamos fazer as reformas que fossem, mas do que adianta se temos um mesmo pensamento enraizado nas escolas? O governo dos últimos 13 anos falhou, e muito, com uma geração inteira. Essa pergunta é complexa e você precisará tirar uma conclusão você mesmo(a).
Te recomendo a leitura de alguns artigos caso seja uma pergunta para ser respondida com urgência, mas também deixarei livros bem interessantes:
Artigos
O imbeci*l juvenil, Geração perdida e Jovens paranaenses. — Artigos sobre juventude do Professor Olavo de Carvalho.
Desejo de conhecer, O poder de conhecer e Sem testemunhas. — Artigos sobre conhecimento do Professor Olavo de Carvalho.
Esses artigos tem uma visão muito interessante sobre a juventude e conhecimento, os artigos também estão no livro "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiot*a".
Livros
Maquiavel Pedagogo de Pascal Bernardin
Contra a Escola - Ensaio Sobre Literatura, Ensino e Educação Liberal de Fausto Zamboni
Desconstruindo Paulo Freire - organizado por Thomas Giulliano
Educação: Livre e Obrigatória
Ricardo Vélez Rodríguez é uma boa sugestão de autor
Não lembro de outros livros e artigos, porém, eu recomendo a pesquisa destes e de outros pontos de vistas. Espero ter ajudado, bons estudos.