Biologia, perguntado por Vanessa11131, 1 ano atrás

como, mesmo produzindo oxigênio por fotossíntese, as algas podem provocar a diminuição da quantidade de oxigênio da água, causando a morte de peixes e invertebrados?

Soluções para a tarefa

Respondido por acidbutter
0
O que acontece na verdade é que existem algas que ficam mais superficiais e outras que ficam nas partes mais profundas dos rios, porém quando há poluição desses rios as algas que estão na parte de cima começam a se reproduzir pois há "adubo"(matéria orgânica [esgoto, lixo, etc])  nas águas. Ocorre então a superpopulação das algas flutuantes que impedirão a passagem de luz para o fundo dos rios, onde vivem outras algas e cianobactérias, que por consequência, morrerão pois não farão a fotossíntese. Daí começam a aparecer agentes decompositores na água em função da presença dos restos das algas que morreram por não conseguir fazer fotossíntese, esses agentes decompositores (bactérias aeróbicas) usarão o O_{2} e causarão a desoxigenação da água (consumirão o oxigênio dissolvido na água que era utilizado pelos seres que você citou no enunciado). Esse processo é chamado de Eutrofização. Em síntese, não são as algas que fazem a redução de oxigênio, mas a sim as consequências da superpopulação de algas superficiais.
Algo interessante para você acrescentar é que após a morte de animais e micro-organismos também aparecerão bactérias anaeróbicas que fazem fermentação e liberam toxinas nas águas. Também é importante dizer que o detergente também provoca esse efeito, pois sua densa espuma dificulta ou impede a passagem da luz para o fundo e causarão o mesmo efeito da superpopulação das algas.
Perguntas interessantes