Como melhorar as condições SANITARIA?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) criaram um projeto de educação em saúde e pesquisa de melhorias sanitárias no município de Iauaretê, distrito indígena do Estado do Amazonas. A idéia é identificar as principais necessidades de saneamento básico do local e buscar formas de melhorias juntamente com a comunidade.
A população da cidade, de três mil habitantes, compostas por índígenas que foram se mudando para o local devido as feições urbanas que a cidade oferece. Mas apesar da vida urbana que a cidade possui, em nenhuma casa existe local adequado para o saneamento, pois os indígenas mantiveram seus hábitos sanitários de quando vivam em aldeias. Com isso, os indígenas ficam mais expostos à riscos epidemiológicos,
"Em nenhuma casa existe banheiro e o risco de doenças e contaminação aquática são fatores preocupantes", explica a aluna de pós-graduação da FSP-USP.
A primeira etapa do projeto será o diagnóstico do local. Para isso, os pesquisadores irão acompanhar a população durante um ano para detectar as principais necessidades de melhorias. A primeira visita será realizada em março deste ano.
Além da estrutura de saneamento, a idéia é oferecer educação em saúde para todos os moradores locais."Não adianta apenas implementar apenas a estrutura de saneamento nas casas, pois sabemos que muitos não fazem por costumes de suas origens. Temos que ensina-los sobre a importância da saúde para a sobrevivência pessoal deles"