como medida suplementar para coibir a imigração ilegal dos haitianos o governo brasileiro reforçou a fiscalização das fronteiras com peru e a Bolívia explique dois fatores que levaram a imigração de haitianos para o Brasil e as medidas adotadas pelo governo brasileiro relação a esse para que novas condições no Haiti poderiam diminuir a imigração naquele país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos fatores que incentivam os haitianos a migrarem para o Brasil é a política externa nacional no que tange a busca de protagonismo internacional com base em projetos de paz em países que acabaram de sofrer traumas graves. Sob esse viés, após traumas graves na sociedade haitiana (com a saída da ditadura dos Duvalier e da deposição do presidente Aristide) a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH) foi acionada pela ONU para estabilizar o país caribenho em 2004. Sob essa óptica, o país que comandou essa missão foi justamente o Brasil. Desse modo, os haitianos acabaram por adquirir simpatia aos brasileiros e, consequentemente, almejar visitar/migrar ao Brasil. Além do que o por o Brasil se projetar internacionalmente como um país em plena emergência, éramos o sonho de vários países latinos, caribenhos e africanos. (inclusive do Haiti). Resumindo, dois pontos: projeção nacional da MINUSTAH (comandada pelo Brasil no Haiti) e emergência nacional econômica na década de 2000 ao ano de 2014.
Uma das medidas adotadas pelo governo brasileiro para coibir essa imigração ilegal é o investimento na reconstrução do Haiti (com base na MINUSTAH) e o reforço nas fronteiras do norte;