Como mediador, o papel do educador é transformar informação em conhecimento, noção em prática. É uma maneira de permitir a compreensão do real e levar o aluno à formação da concretude. No contexto da internet, urge a necessidade de canalizar o que de fato é útil entre o que é disseminado.
Assim, para que essa práxis ocorra, o mediador precisa incutir o criticismo mediante o ensino da análise dos fatos. Sem noções reflexivas, o indivíduo não consegue dissociar as várias formas do real e, consequentemente, falhará no seu discernimento.
A respeito da questão abordada, assinale a alternativa que melhor compreende a questão das fake news em tempo de produção do conhecimento histórico.
A.
Enfrentar fake news é um fenômeno inédito na sociedade do presente.
B.
O fenômeno das fake news expressa que a internet livre somente causa mazelas.
C.
As fake news comportam um grau de verdade e por isso devem ser consideradas.
D.
As fake news se constituem à margem do campo do real, fenômeno que explica que a história está sempre certa.
E.
As fake news, embora combatidas, expressam verdades intuitivas de setores da sociedade deslocados do saber acadêmico-científico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E. As fake news, embora combatidas, expressam verdades intuitivas de setores da sociedade deslocados do saber acadêmico-científico.
Explicação:
As fake news se abastecem de (e também abastecem) formas de saberes intuitivos ou sem formação acadêmica, já que se distanciam de compromisso com a verdade, dialética e criticidade.
A existência de fake news, embora não com esse nome, não é um fenômeno do tempo presente, mas histórico e que não tem grau de verdade, sendo apenas alterações ou interpretações da realidade. Expressam as mazelas que a internet causa, porém o ambiente virtual também possibilita ganhos positivos.
Embora as fake news causem mazelas que ameaçam a democracia e colocam em risco a vida das pessoas, a internet livre é uma necessidade para pensar na democracia de informação e de opinião. Contudo, liberdade não implica ausência de responsabilidade, algo que pode estar atrelado a uma internet livre.
As fake news não estão à margem do real. Embora mintam ou distorçam informações, elas respondem a intuições e achismos de pessoas e grupos que têm uma narrativa tida como pueril.