Como Marie Curie descobriu a radioatividade?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Logo em 1896, iniciou uma série de pesquisas juntamente com outro importante cientista da época, o francês Henri Becquerel, que havia descoberto a radioatividade no mesmo ano, pesquisando sais de urânio. O trabalho dos três levou à descoberta de novos elementos radioativos, pois o minério pesquisado, o pechblenda, continuava emitindo radiação mesmo após ter seu urânio retirado por completo. É óbvio que existiam outros elementos no mesmo minério que também emitiam radiação.
Assim, Pierre e Marie descobriram o polônio e o rádio, dois elementos com um poder radioativo maior que o urânio. “Radioativo” e “radioatividade”, inclusive, foram termos cunhado pelos dois cientistas para designar a energia que é liberada espontaneamente por estes elementos.
O mais interessante de tudo é que os dois trabalhavam em um laboratório improvisado e com equipamentos precários. Mesmo a falta de estrutura para as pesquisas — que hoje em dia faz uma diferença tremenda e na época do casal Curie certamente fazia uma diferença muito maior — não impediu o trabalho dos dois. E o reconhecimento não tardou tanto.