Como lidar com as frustrações?
Na narrativa, uma das personagens se sente tralda e se imagina no direito de matar alguém. Seu ato é um assassinato, um
crime, passivel de julgamento de acordo com a lel. A atitude criminosa não modifica o fato: o homem foi traido. É preciso lidar
com as frustrações e as dores, assim como com a raiva de maneira saudável. A violencia desencadeia mais violencia. Como
você lida com a raiva e a frustração? Que atitudes podem ajudar alguém a lidar com a raiva e a dor de uma perda? Escreva
um pequeno texto sobre isso.
Soluções para a tarefa
A raiva e a frustração não é nada mais e nada menos que sentimentos gerados de circunstâncias da vida. Cada vez que nos deparamos com algo que não gostamos ou não concordamos, ou até mesmo algo triste, esses sentimentos vem. Se eles não viessem, não poderíamos dizer que somos humanos de fato.
Na vida, iremos lidar com diversos tipos de problemas. Teremos que estar prontos para enfrentá-los. Nada é fácil, cada vez que passamos por alguma dificuldade, é mais uma ajuda para enfrentar algo maior depois.
Todo mundo enfrenta perdas, seja ela material ou física. Temos que estar prontos para isso, cativar e cultivar o que realmente importa para nós. Pois do que adianta investir em algo que não dura para sempre? Devemos investir no amor, no carinho, nas coisas boas que nos importam... tudo isso para que um dia, a gente deixe para trás um legado eterno de coisas belas que fizemos ao longo da vida.
Tudo que é demais não presta. Nunca ninguém disse que não se pode ficar triste, pois faz parte da vida. Todo mundo tem suas dificuldades, medos, raivas, frustrações. Mas com apoio, com amor, e com determinação, se vence tudo. Nada é impossível, é só acreditar! Já dizia Milena: "A vida é um aprendizado, uma escola eterna para se frequentar".
Resposta:
Ninguém está livre de passar por esse mundo sem provar o sabor amargo da frustração. Este é o nome dado ao sentimento de impotência que nos acomete quando desejos ou expectativas não são satisfeitos. Notas baixas, reprovações em concursos, amores convertidos em embustes, empréstimos não concedidos, séries favoritas canceladas, entrevistas de emprego malsucedidas, amizades que se revelam tóxicas... Entre frustrações de menor ou maior quilate, a vida é uma coleção delas....
Porém, acredite: elas têm uma função positiva em nosso caminho. E, ao aprender a encará-las, é possível não se abalar tanto —e até evoluir. "A frustração pode ter várias consequências e levar ao desânimo. Entretanto, ela é muito importante porque nos ensina a lidar com adversidades, a superar os erros e, muitas vezes, a enxergar as coisas por outro ângulo. Através da frustração, acabamos nos colocando em outro lugar, um lugar com mais empatia pelos outros e por nós mesmos", explica Lívia Beraldo de Lima Basseres, psiquiatra do Hospital Santa Paula, em São Paulo (SP).