Como lembra Schwartz (1997, p. 7), a experiência viva do trabalho ocasiona sempre "um `drama do uso de si mesmo', uma problemática negociação entre o uso de si por si mesmo e o uso de si pelo(s) outro(s)". Se uma pessoa ensina durante trinta anos, ela não faz simplesmente alguma coisa, ela faz também alguma coisa de si mesma: sua identidade carrega as marcas de sua própria atividade, e uma boa parte de sua existência é caracterizada por sua atuação profissional. Em suma, com o passar do tempo, ela tornou-se ¾ aos seus próprios olhos e aos olhos dos outros ¾ um professor, com sua cultura, seu éthos, suas idéias, suas funções
A partir da citação acima, leitura das webs e pesquisas que você poderá fazer, disserte sobre a identidade do professor que se constitui, dentre outros, em sua prática diária e os desafios da vida contemporânea de modo a manter sua identidade enquanto docente transformador da sociedade.
Soluções para a tarefa
A imagem atual que se tem do professor é de uma pessoa responsável pela transformação social.
Nesse sentido, ele se vale da educação como forma de propiciar as pessoas terem mais qualidade de vida e possibilidade de ascensão social.
Importante notar que essa ideia foi cunhada primeiramente por Paulo Freire que viu na educação algo que vai além do tecnicismo e que deve ser a base para a transformação da sociedade e também do individuo.
espero ter ajudado!
O professor na sociedade atual é visto como um educador responsável e amador - no sentido de que ama sua profissão - que atua em prol de um desenvolvimento social e da propiciação de oportunidades para a transformação social.
Ele sai do campo do tecnicismo característico da profissão em seus primórdios e adentra o social com a revitalização do indivíduo. Nos ditames de Paulo Freire, a educação age como um agente de libertação e permite que o sonho do oprimido não seja apenas ser o próximo opressor. Nesse sentido, o professor é um gerador de evolução social.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/14769616