Como justificas o facto de a célula feminina ter maior quantidade de
citoplasma do que a masculino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Os gametas masculinos são os espermatozoides, enquanto que os gametas femininos são os ovócitos II.
O espermatozoide é constituído pela cabeça (possui o acrossomo que é uma vesícula composta por enzimas que perfuram as membranas do ovócito II, na fecundação), pela peça intermediária (local onde se concentra grande quantidade de mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia) e pelo flagelo (estrutura responsável pela movimentação dos espermatozoides).
O ovócito II, na maioria dos animais, é uma célula grande, geralmente esférica, constituída basicamente por:
Duas membranas
1. Membrana plasmática: membrana mais interna
2. Membrana vitelínica: membrana mais externa
• Citoplasma: Apresenta-se dividido em duas partes:
1. Citoplasma formativo ou bioplasma: situado ao redor do núcleo.
2. Citoplasma nutritivo ou deutoplasma: armazena substâncias nutritivas, o vitelo ou lécito.
• Núcleo: Também chamado vesícula germinativa, é grande e oval. Algumas vezes é central, outras é polarizado (localizado no polo da célula). Geralmente o núcleo, o bioplasma e o citoplasma nutritivo estão polarizados. O núcleo e o bioplasma encontram-se no polo animal (superior) e o citoplasma nutritivo situa-se no polo vegetativo (inferior). O polo animal origina o novo organismo, enquanto que o polo vegetativo tem função nutritiva
Ao ser liberado, o ovócito apresenta-se envolto pela zona pelúcida, membrana formada pelas secreções das células foliculares. Externamente à zona pelúcida, encontra-se a corona radiata, composta por duas a três camadas de células foliculares (células derivadas do ovário).
Resposta:
o início da citologia (o ramo da ciência que estuda as células), acreditava-se que uma célula viva abrigava um líquido viscoso em que estava mergulhado o núcleo. Esse líquido levou o nome de citoplasma, cuja etimologia corresponde ao grego, kytos, célula, e plasma, líquido.
Os grandes avanços da ciência nos últimos tempos permitiram aos pesquisadores uma investigação mais detalhada dos segredos das células vivas. Antigamente, imaginava-se que o citoplasma celular era simplesmente uma substância gelatinosa. Quanto engano da parte dos cientistas!
Após observação minuciosa em microscópio eletrônico, foi possível detectar um labirinto repleto de túbulos proteicos, bolsas membranosas, filamentos e granulações que distribuem substâncias pela célula.
Hoje, está claro que o componente mais abundante no citoplasma é o citosol, mas agora sabemos que nele existem diversas estruturas mergulhadas, cada uma com sua função específica.
Explicação: