como jongo se inicia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora tipos e quantidades de instrumentos variem entre localidades, a base rítmica do Jongo é composta por um par de tambores: um maior, chamado de tambu ou caxambu, cujo som é grave; e um menor, chamado de candongueiro, cujo som é agudo. ... Ao fim do canto do solista, os tambores começam a soar e a dança se inicia
Jongo
A roda de Jongo acontece em locais abertos, geralmente terreiros. Embora tipos e quantidades de instrumentos variem entre localidades, a base rítmica do Jongo é composta por um par de tambores: um maior, chamado de tambu ou caxambu, cujo som é grave; e um menor, chamado de candongueiro, cujo som é agudo.
Assim como a formação instrumental, os modos de dançar e de cantar apresentam variações.
A roda pode girar ou permanecer parada.
Duplas de dançarinos entram e saem do centro da roda, onde dançam em movimentos de afastamento e aproximação, quando dão uma umbigada.
No canto, o solista, que pode ser um homem ou uma mulher, lança o ponto, o qual pode ser repetido integralmente pelo coro, cantado na mesma melodia apenas com sílabas, sem palavras, ou dividido em partes, uma cantada pelo solista e outra pelo coro.
- Ao fim do canto do solista, os tambores começam a soar e a dança se inicia
- Começa então um diálogo cantado entre solista e coro até que o solista grite machado! ou cachoeira! Quando tambores e dança param.
Em seguida, o mesmo solista tira outro ponto ou é substituído. O improviso, característica dos pontos, vem se perdendo ao longo do tempo, de modo que atualmente há um repertório de pontos mais restrito que é memorizado e compartilhado pelos grupos.
Espero ter ajudado :D